Descupinização
A dedetização para cupins, também chamada de Descupinização, é um procedimento complexo que visa a eliminação dos cupins de madeira ou subterrâneos. Os cupins podem estar em um local externo ou interno da área de infestação. A colônia de determinada espécie de cupim pode facilmente migrar para outros locais em curto espaço de tempo. Os cupins são responsáveis por causar diversos danos para móveis de madeira, concreto e alimentos. Seja em uma residência ou em um ambiente comercial, essas pragas são inimigas declaradas da economia e com certeza vão causar um grande prejuízo para qualquer lugar onde se proliferem.
Quais os tipos mais comuns de cupins?
Para evitar perdas, é importante saber identificar a presença dos cupins e fazer o controle no momento adequado. Apesar de existirem aproximadamente 300 espécies de cupins no Brasil, alguns gêneros deles merecem destaque, pois são as que causam maior dano no meio urbano: cupim de madeira seca, cupim de solo e cupim arborícola.
O cupim de solo, também chamado de cupim subterrâneo (Coptotermes sp. e Heterotermes sp.) danifica estruturas nos centros urbanos e em áreas agrícolas, e inclusive destrói materiais que não fazem parte de sua alimentação, como borrachas, cabos, couro, metais, tijolos e isopor. Esses cupins constroem seus ninhos no solo e também em paredes de edificações, geralmente em locais mais úmidos. Os ninhos dos cupins de solo são formados basicamente por uma mistura de fezes, saliva e solo, onde estão ligados ao alimento através de tuneis. E a sua rainha pode viver em média 15 anos.
Já o cupim de madeira seca (Cryptotermes sp.) apresentam coloração branca e a colônia pode viver cerca de 10 anos dentro da madeira e é encontrada em molduras de quadro, portas, caixas e outros objetos feitos desse material. Esse cupim não se desloca de uma madeira para a outra, com exceção quando existir um ponto de contato entre ambas. As infestações de novas estruturas se dão no momento pós acasalamento dos indivíduos alados (siriris ou aleluias) que deixam a antiga colônia para construir uma nova colônia.
O cupim arborícola (Nasutitermes sp.) é originário do Brasil e pode ser encontrado em praticamente todas as regiões. Como o seu nome sugere, esse inseto costuma construir o seu ninho em copas de árvores, mas também pode fazê-lo sobre postes e madeira, estrutura de telhados, entre outras. Esse cupim infesta todos os tipos de madeira: dura, mole, seca, úmida e manufaturada. O seu ninho é facilmente identificado por apresentar uma coloração negra.
Quais os principais médotos utilizados para o controle de cupins?
-
Barreira Química: A descupinização com barreira química é utilizada no controle de cupins subterrâneos. O produto é aplicado no solo, paredes, tetos e caixotes para que os cupins não se espalhem pela casa.
-
Tratamento Focal: É a aplicação do produto químico direto na peça atacada. São realizadas aplicações de inseticidas na madeira infestada através de furos estratégicos seguidos de uma pulverização para evitar novas infestações. O resultado desejado é que a madeira absorva toda camada suficiente de produto, criando situação contagiosa para os cupins de madeira ou de solo.
-
Polvilhamento: Médotodo utilizado para aplicação em pó, resistente a água e com alto poder residual.
Solicite aqui seu orçamento para o serviço de descupinização
Nossos técnicos são altamente qualificados para efetuar o trabalho, seja na sua residência ou empresa. Oferecemos GAT (Garantia de Assistência Técnica) para todos os serviços prestados. Consulte nossa empresa e tire suas dúvidas.