Formigas

Formigas

Controle de Formigas

As formigas são insetos sociais que vivem em colônias. Pertencem à Ordem Hymenoptera, grupo em que se encontram as vespas e abelhas. Todas as formigas estão agrupadas em uma única família, a Família Formicidae. As operárias são as formigas que estamos acostumados a ver. Elas são todas fêmeas, não possuem asas e são estéreis; desempenham ainda todas as funções dentro da colônia que também é chamada de formigueiro. Dentre estas funções citam-se: escavação e limpeza do ninho, procura de alimento, também chamada de forrageamento, alimentação das larvas e rainha(s), alimentação de outras operárias, defesa da colônia, etc. As operárias vivem de dois a três meses e durante toda sua vida trabalham em prol da colônia. E avantajado em relação às outras operárias. Estas operárias são denominadas soldados e possuem a função de proteger a colônia de inimigos. Apesar de terem este nome são também fêmeas. algumas espécies de formigas podemos observar, dentro da casta de operárias, indivíduos com a cabeça desproporcionalmente maior e de tamanho mais A casta dos reprodutores é caracterizada pelas rainhas e machos. As rainhas são responsáveis pela postura dos ovos e são os maiores indivíduos da colônia: possuem asas para fazer o voo nupcial, isto é, para o encontro com os machos, cuja cópula ocorre em pleno voo. Uma vez fecundadas elas procuram um local adequado para fundar um novo ninho e, nesta fase, cortam as asas com as mandíbulas e auxilio das pernas posteriores.

As formigas apresentam metamorfose completa isto é, as fases de desenvolvimento são:

1 - OVO: são de tamanho microscópico e por isso, difíceis de serem visualizados a olho nu.

2 - LARVA: não possuem pernas e são de colo

ração esbranquiçada. Uma larva eclode de cada ovo sendo esta bastante pequena neste estágio. Apôs alguns dias dependendo da quantidade de alimento que a larva recebe e da temperatura, a larva sofre muda, isto é, troca de pele e passa para um segundo estágio, um pouco maior que o primeiro. Neste período é que ocorre o crescimento do inseto.

3 - PUPA: algumas espécies de formigas apresentam uma pupa coberta por um casulo de seda, enquanto outras assemelham-se com o adulto, porém com a cor branca. Neste estágio as formigas além de não se alimentarem, também não andam.

4 - ADULTO: são as formigas que vemos andando por todo lado, Rainhas e machos nascem também da mesma maneira.

Na maioria das espécies de formigas apenas uma rainha é encontrada dentro da colônia e uma vez morta, o formigueiro também morre. Entretanto em algumas espécies, especialmente as domésticas, várias rainhas fecundadas podem ocorrer dentro de um único formigueiro. A longevidade da rainha é longa. Rainhas de saúvas podem viver até vinte anos, enquanto rainhas de formigas domésticas vivem aproximadamente dois a quatro anos.

O tempo de vida de u

ma colônia é de aproximadamente vinte anos, podendo chegar a quarenta anos no caso de substituição da rainha. O número de indivíduos por colônias atinge mais de quatrocentos mil. As formigas em seu deslocamento na busca de alimentos podem contaminar ambientes, embalagens e produtos.

Para prevenir o ataque das formigas, é indispensável deixar o ambiente o mais limpo possível, consertar falhas nas estruturas, como rachaduras nas paredes e frestas em azulejos.

 

 

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|signup|content-inner|left fwR tsN|news fl login fwR normalcase c05