Baratas

As baratas estão entre os grupos de insetos mais antigos e de maior capacidade de adaptação encontrados na face da terra. As baratas são insetos do corpo ovalar e deprimido. Seu tamanho pode variar dependendo da espécie, sendo que, genericamente podemos dizer:

Os machos são menores que as fêmeas. Quando diferem pelas asas, os machos têm asas mais desenvolvidas que as fêmeas. A cabeça é curta, subtriangular e apresentam olhos compostos grandes e geralmente dois ocelos (olhos simples). As antenas encontram-se inseridas entre os olhos compostos, apresentando formato filiforme e podendo atingir o dobro do comprimento do corpo.

Você sabe qual a vantagem da dedetização? e Antizaçao?

 

Elas desempenham um papel fundamental na sobrevivência da barata servindo não apenas como elemento de direção, mas também podendo captar vibrações no ar ou ainda cheirar alimentos ou feromônios. O aparelho bucal é mastigador, podendo roer papeis, roupas sujas de alimento (cola, doces, etc.), mel, pão, carne, batatas, gorduras, livros, etc. As baratas são andarilhas excepcionais. Apresentam coxa grande, fêmures e líbias com espinhos. O desenvolvimento das baratas é feito por metamorfose gradual, com três estágios distintos: OVOS:Os ovos das baratas encontram-se dentro de uma câmara denominada oteca, que pode ou não ser carregada pela fêmea até o momento da eclosão, como é o caso da espécie Blatella Germânica NINFA: É o período compreendido entre a eclosão dos ovos e o estágio adulto, onde ocorre todo o crescimento do inseto, subdividido de seis a treze trocas de peles, denominadas ecdises.  ADULTO: Estágio caracterizado pela maturidade sexual e pela presença de asas completas. As baratas são animais de hábitos noturnos, sendo mais ativas à noite, quando saem do abrigo para alimentação, cópula, oviposição, dispersão e voo. 

O hábito noturno das baratas pode ser explicado através do mecanismo da seleção natural. Durante sua evolução as baratas que se mantinham ativas 3 noite sobreviviam, ao contrário daquelas que tinham hábitos diurnos. Estes insetos passaram assim a predominar no ambiente, transmitindo a seus descendentes este comportamento chamado do fototropismo negativo, significando que elas procuram sempre a escuridão ao invés da luz. Durante o dia ficam abrigadas da luz e da presença de pessoas. Algumas condições especiais contribuem para o seu aparecimento diurno, tais como: Faça o controle periódico de sua casa contra os insetos e ratos

 Insetos um grande perigo para sua família 

  • Excesso de população 
  • Falta de alimento ou água (stress)

Baratas geralmente desenvolvem-se em locais quentes e úmidos, podendo viver vários dias sem se alimentar, porém nunca sem água. A simples condensação de vapor serve como fonte de água e os habitats em que são encontradas refletem a sua origem tropical. Nutrem-se de todo alimento usado pelo homem e animais domésticos, assim como resíduos biológicos, lixo e esgoto. Podem ser encontradas em qualquer lugar onde o homem guarda e prepara alimentos, As baratas são mais que um incômodo, pois contaminam os alimentos e ambientes do homem. 

Como matar baratas?

A associação delas com o lixo, esgoto e material em decomposição as colocam em contato direto com micro-organismos, trazendo como conseqüências sérios riscos de contaminação e doenças ao homem, tais como salmonelose, cólera, diarreia, hepatite, etc. As baratas possuem algumas características como: Sobreviver 40 dias sem alimento, 7 dias sem água e 40 minutos sem respirar; ressuscitar” depois de congeladas vivas; Alta taxa de reprodução   Elevada capacidade de resistência impermeabilidade de seu exoesqueleto de quitina lhe confere, dificultando a ação dos inseticidas ao seu organismo. As baratas mais comuns no Brasil são a barata Alemã (Blatella germânica) e a barata de Esgoto (Periplaneta americana).

Controle de baratas 

Deve ser realizado por empresa especializada com produto e equipamento correto para evitar deslocamento destas pragas para outros locais podendo criar resistência na população quando não utilizada o produto correto Qual o papel da  Dedetizadora e o controle de pragas?

 

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|signup|content-inner|left fwR tsN|news fl login fwR normalcase c05